quinta-feira, 12 de junho de 2014

Miruna exalta advogado agredido por Barbosa | Brasil 24/7

Miruna exalta advogado agredido por Barbosa | Brasil 24/7

Em carta aberta ao
advogado Luiz Fernando Pacheco, defensor de seu pai José Genoino na AP
470, que foi expulso da tribuna do Supremo Tribunal Federal em ato
arbitrário do ainda presidente da corte, Joaquim Barbosa, que mancha
para sempre a história do STF, Miruna Genoino diz que ele lavou a alma
da família: “Você hoje, Pacheco, falou com clareza e com certeza porque
se apoia na verdade e sabe que quem está do outro lado não só está indo
contra o direito, como ele próprio sabe que o que está fazendo é ilegal e
pior de tudo, desumano. Eu, ao ver o vídeo, tive que escolher entre
dois sentimentos: o do ódio pelo opressor, e o da admiração pelo
defensor”; leia na íntegra


12 de Junho de 2014 às 06:18
Carta para Luiz Fernando Pacheco, de Miruna Genoino


Querido Pacheco,


Te escrevo essa carta hoje, um dia tão forte para você e
consequentemente para nós também, porque ando com a cabeça muito fora do
eixo, dando umas bolas foras com as palavras orais e sentindo mais
firmeza nas palavras escritas. Talvez, se eu te telefonasse, não
conseguiria expressar tudo o que gostaria, tanto quanto acho que poderei
colocar aqui.


Sabe Pacheco, apesar de minha profissão de educadora estar de alguma
forma bem distante da sua, o direito sempre esteve meio próximo de mim,
de jeitos muito significativos, e marcantes também. Meu pai esteve em
uma faculdade de direito e apenas pela ditadura não terminou seu curso, e
depois, duas grandes, grandes amigas minhas entraram no direito. Uma
delas, uma amiga de infância, acabou me juntando em muitos momentos com
os seus colegas de faculdade e por isso enquanto me constituía enquanto
pedagoga, acabei acompanhando pessoas queridas se formando no direito.


Isso tudo para dizer que sim, para mim esse mundo jurídico de vocês é
muito estranho e cheio de leis, decisões, decretos, e muito diferente
do meu mundo, cheio de crianças, de espontaneidade, de "combinados", mas
é um mundo que respeito profundamente, que admiro e que é cheio de
gente muito, muito especial para mim.


Desde que meu pai foi colocado de forma tão injusta nesse processo,
tivemos todos nós que ir adentrando nesse mundo jurídico e assim, ir
estabelecendo uma relação com você, advogado dele. No começo, não era
nosso foco de atenção, afinal, era algo entre meu pai e você e nós
ficávamos apenas sabendo das coisas, acompanhando... Porém, desde o dia
15 de novembro tudo mudou porque meu pai perdeu a liberdade, a voz e
fomos precisando estabelecer uma relação, nós, a família, e você, o
advogado dele.


Nem sempre foi fácil porque estamos desesperados, queremos respostas,
desejamos ações e você ia sempre precisando ir trazendo o dado de
realidade, as leis, as possibilidades, as ações jurídicas, os pedidos
dentro desta ou aquela lei. Todo esse processo foi para nós uma eterna
luta e embate com esse muro da (in)justiça, dos trâmites e das
burocracias, com sentenças, decretos e pareceres e para quem está de
fora deste mundo e pior, para quem tem seu familiar assim nessa
situação, isso tudo vai sendo uma prisão para nós.


É por isso que te escrevo para dizer que você hoje lavou a nossa
alma. Você colocou no plenário o sangue, a força, a energia, a convicção
que tantas vezes nós, de fora, ansiávamos de todas as formas por nossa
condição de angústia e desespero. Você hoje, Pacheco, falou com clareza e
com certeza porque se apóia na verdade e sabe que quem está do outro
lado não só está indo contra o direito, como ele próprio sabe que o que
está fazendo é ilegal e pior de tudo, desumano.


Eu, ao ver o vídeo, tive que escolher entre dois sentimentos: o do
ódio pelo opressor, e o da admiração pelo defensor. Claro que escolhi o
segundo. Claro e óbvio porque isso que aconteceu hoje só deve ser visto
dessa forma, pela sua atitude digna e corajosa de decidir mostrar
veementemente que a situação do meu pai não pode continuar como está,
que não se pode seguir assim, protelando e atrasando, descaradamente sem
entender que uma vida humana está em jogo.


Eu sei, Pacheco, que ao longo desse processo vocês advogados amigos,
sofreram muito, porque tudo que foi acontecendo ia contra todos os
precedentes, leis, decisões e a angústia deve ter sido tremenda. Mas
considero que hoje você mostrou que o direito não precisa ser lei e
sentença, ele pode ser vida e luta também, ele pode ser força, decisão e
determinação. O direito pode ser coragem, pura coragem.


Agora, tentarão manchar sua imagem, dizer baboseiras, inventar e
caluniar, mas é tarde demais. O vídeo é claro, as atitudes são
explícitas e não há nada que possa ser dito que conseguirá mudar o fato
de que hoje uma atrocidade foi cometida contra você, simplesmente por
ser o advogado de José Genoino. Mas tudo tem seu preço, e todo mundo,
cedo ou tarde, precisará arcar com as suas escolhas. Fico feliz em saber
que a sua escolha foi a da convicção e dos valores, porque a sedução do
poder já levou muita gente a escolher a perseguição, a difamação e a
tortura em todos os sentidos.


Estamos juntos e lutaremos juntos até o fim.


Hoje você lavou nossa alma e estou certa de que meu pai, quando ficar sabendo, sentirá enorme orgulho de ter você como advogado.


Um abraço,


Miruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário