sábado, 2 de junho de 2018

O fascismo não precisa de muito mais além de ignorância política e força bruta.


O fascismo não precisa de muito mais além de ignorância política e força bruta. 

Publicado originalmente na fanpage de Facebook do autor
POR AFRÂNIO SILVA JARDIM, professor de Direito da UERJ
Tenho para mim que muito da dramática realidade social que estamos vivenciando decorre de um sórdido “trabalho”, sistemático e permanente, da grande imprensa no sentido de despolitizar o cidadão brasileiro. A mídia empresarial criou, na opinião pública, a falsa crença de que a política é “coisa” perversa e que todos os políticos são corruptos ou incompetentes.
Parte do Poder Judiciário e parte do Ministério Público parece que também restaram “seduzidos” por esta falácia…
A má-fé é patente, pois estas empresas de comunicação sabem muito bem que não há país no mundo sem governo e não há governo sem política. Não há como liderar sequer um grupo social sem negociar com apoiadores e adversários. Tudo em sociedade é regido pela política !!!
O resultado desta desinformação é gritante. As pessoas se mostram contraditórias, pois não têm condições de compreender corretamente os acontecimentos econômicos, políticos, jurídicos e sociais.
Por isso, assistimos a alguns líderes da paralisação dos caminhoneiros criticando a intervenção do Estado na economia e postulando que o governo federal interfira nos preços dos combustíveis praticados pela Petrobrás !!! Querem a redução dos impostos, mas desejam melhores serviços de saúde, segurança pública, educação gratuita, etc.
Estes líderes e as empresas de transporte que os incentivaram e os auxiliaram, pediam intervenção militar (ditadura) e são a favor da livre iniciativa (sic). Falam de patriotismo, mas são a favor da privatização das empresas públicas que atuam em áreas estratégicas para o nosso desenvolvimento.
O ápice de toda esta ignorância foi alcançado quando chegaram a acusar grandes empresas de comunicação e seus jornalistas de serem comunistas, sendo elas sabidamente comprometidas com os interesses econômicos privados. Tais supostos líderes nada sabem sobre a doutrina de Marx e Engels… Não têm formação ou educação política.
Todas estas contradições se reproduzem pelas redes sociais, alternando tais postagens com fotos de pratos de comida ou fotos de corpos “sarados” …
Por outro lado, todos sabemos que a falta de argumentação lógica e competente, quase sempre, desencadeia uma reação violenta. Fanatismo, ignorância e violência, tudo é igual ou leva ao fascismo.
Fascismo é a negação do humanismo, da solidariedade e de uma sociedade justa.
Desta forma, serão precisas algumas décadas para que a nossa sociedade retome os melhores valores do processo civilizatório, privilegiando-se a educação e uma reforma democrática nos meios de comunicação.
A curto prazo, fiquemos atentos aos ardis e estratégias da direita fascista. Democracia neles!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário