domingo, 29 de abril de 2012

Momento único

Momento único

Momento único


As últimas gravações que vários blogs estão publicando não deixam mais dúvidas sobre o caso Demóstenes/Cachoeira: é o maior escândalo político surgido no país em muitos anos.
O grau de envolvimento do senador com o esquema criminoso é amplo, geral e irrestrito, e tudo indica que Cachoeira também contava, para turbinar seus negócios, entre tantos mais, com a ajuda generosa do governador Marconi Perillo e da revista Veja.
A oportunidade que esse caso dá ao Brasil para se curar de um dos seus males endêmicos mais nefastos, a corrupção, é enorme. As autoridades policiais e judiciárias, assim como os políticos honestos que ainda existem, têm pela frente o desafio de levar adiante o processo da forma mais republicana possível, sem se deixar contaminar pelos seus inegáveis atrativos ideológicos.
Se isso for feito, se aos implicados forem dadas as oportunidades de defesa que recentemente foram negadas a tantas pessoas, quem sabe não estabeleça um divisor de águas que interrompa o interminável fluxo de sujeiras que vem abalando o Brasil há tanto tempo.
O mais importante nessa história não é a punição que possa ser aplicada a uns e outros. Ela, de qualquer maneira, já foi dada: a repercussão das diatribes cometidas pelo bando é tão grande que ninguém, daqui em diante, vai querer se aproximar de seus integrantes.
O que vai diferenciar este caso de muitos outros é a possibilidade de, a partir dele, os órgãos e as pessoas públicas passarem a fixar como regra dos relacionamentos profissionais a transparência e o interesse social, e não, como é muito frequente hoje, a propina como maior indutor dos negócios.
Está claro que o país passa por um momento especial em sua história. O que acontece agora é algo impensável  há alguns anos. E isso só foi possível graças ao trabalho de um exército de abnegados que se indignou com o fato de a informação ser refém de meia dúzia de grupos empresariais que veem nela apenas uma moeda de troca para seus interesses.
Sem a internet, sem as centenas de blogs e sites que se contrapõem à imprensa "oficial", Demóstenes/Cachoeira/Perillo/Veja e toda essa turma estariam alegres e fagueiros por aí, contaminando toda a sociedade com o veneno de sua ação corruptora.
Quem sabe a luta desses inúmeros Brancaleones sirva de exemplo para aqueles que detêm o poder de mudar alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário