quarta-feira, 22 de maio de 2019

Como acabar com a Rússia, segundo a Rand Corporation



Como acabar com a Rússia, segundo a Rand Corporation

As conclusões do último relatório confidencial da Rand Corporation foram tornadas públicas. O documento explica como desenvolver a nova guerra fria contra a Rússia. Algumas de suas recomendações já foram aplicadas, mas essa exposição sistêmica nos permite entender seu verdadeiro objetivo.
 | ROMA (ITÁLIA)  
+
JPEG - 22,9 KB
Obrigar o oponente a esticar demais para desequilibrar e derrubá-lo. Não é uma técnica de judô, mas o plano contra a Rússia concebido pela Rand Corporation, o mais importante "think tank" dos Estados Unidos que, com uma equipe de milhares de especialistas, é apresentado como a fonte mais confiável do mundo em questões de inteligência e análise política para os governantes dos Estados Unidos e seus aliados.
A Corporação Rand se orgulha de ter contribuído para o desenvolvimento da estratégia de longo prazo que permitiu aos Estados Unidos terminarem como vitoriosos na Guerra Fria, forçando a União Soviética a exaurir seus recursos econômicos em confrontos estratégicos. Este modelo é inspirado no novo plano, Overextending and Unbalancing Russia (em espanhol, "Over-extension e desequilíbrio da Rússia), que acaba de ser publicado pela Rand Corporation [ 1 ].
Segundo os analistas da Rand Corporation, a Rússia continua sendo um poderoso adversário para os Estados Unidos em certos aspectos fundamentais. Portanto, os Estados Unidos devem implementar, juntamente com seus aliados, uma estratégia conjunta de longo prazo que explore as vulnerabilidades russas. Para esse fim, são analisadas várias maneiras de levar a Rússia a uma situação de desequilíbrio, indicando as probabilidades de sucesso, os benefícios, os custos e os riscos que cada uma dessas variantes apresentaria para os Estados Unidos.
Analistas da Rand Corporation estima que o aumento da vulnerabilidade da economia da Rússia devido à sua forte dependência das exportações de petróleo e gás, cujo rendimento pode ser reduzido através do reforço das sanções e aumentar as exportações de produtos energéticos dos Estados Unidos. O objectivo é fazer com que a Europa reduza a importação de gás natural russo, substituindo-o por gás natural liquefeito importado de outros países por via marítima.
Outra maneira de danificar permanentemente a economia russa é estimular a emigração de pessoal russo qualificado, principalmente jovens russos com alto nível educacional. Em um nível ideológico e informativo, trata-se de estimular as oposições internas e ao mesmo tempo enfraquecer a imagem da Rússia no exterior, excluindo-a dos fóruns internacionais e boicotando os eventos esportivos internacionais organizados por aquele país.
Em termos geopolíticos, Ucrânia braço permite aos Estados Unidos para aproveitar a principal vulnerabilidade externa da Rússia, mas deve ser feito com cautela, para manter a pressão sobre a Rússia, mas sem grande conflito, onde a Rússia iria ganhar.
No nível militar, os Estados Unidos poderiam obter resultados importantes, a baixo custo e com poucos riscos, aumentando as forças terrestres dos países europeus membros da OTAN para usá-los contra a Rússia. Os Estados Unidos também podem ter grandes chances de sucesso e resultados importantes, com riscos moderados, especialmente investindo principalmente em bombardeiros estratégicos e mísseis ofensivos de longo alcance dirigidos contra a Rússia.
Deixar o Tratado INF e implantar novos mísseis nucleares de alcance intermediário destinados à Rússia na Europa garante aos Estados Unidos uma alta probabilidade de sucesso, mas também traz altos riscos.
Calibrando cada opção para obter o efeito desejado, concluem os analistas da Rand Corporation, os Estados Unidos acabariam impondo à Rússia o maior preço no confronto entre os dois países. Mas os Estados Unidos também serão forçados a investir grandes somas, desviando-os de outros objetivos. Assim, os analistas da Rand Corporation anunciam um aumento acentuado nos gastos militares para os Estados Unidos e a OTAN ... em detrimento dos gastos sociais.
Esse é o futuro que nos prepara a Rand Corporation, o mais influente dos "think tanks" do profundo estado norte-americano, que é o centro subterrâneo de poder real, que está nas mãos de oligarquias económicas, financeiras e militares, O poder que determina as opções estratégicas, não apenas para os Estados Unidos, mas para todo o Ocidente.
As " opções " previstas nesse plano são, na verdade, apenas variantes da mesma estratégia de guerra cujo preço, em termos de sacrifícios e perigos, já estamos pagando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário