quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Blog de Ricardo Noblat: colunista do jornal O Globo com notícias sobre política direto de Brasília - Ricardo Noblat: O Globo

Blog de Ricardo Noblat: colunista do jornal O Globo com notícias sobre política direto de Brasília - Ricardo Noblat: O Globo: "Geral
SUS: falta de médicos é o principal problema

Em pesquisa feita em todo o país, brasileiros se queixam ainda da demora para ser atendidos

O Globo

A falta de médicos é o principal problema do Sistema Único de Saúde (SUS), na opinião de 58,1% dos brasileiros. É o que revela levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A demora para receber atendimento em hospitais, postos e centros de saúde ficou em segundo lugar, citada por 35,4% dos entrevistados. Logo atrás, com 33,8%, está a espera para consultas com especialistas.

A pesquisa mostra que a população se divide ao avaliar a qualidade do SUS. Para 28,9% dos entrevistados, os serviços de saúde são muito bons ou bons. Outros 28,5% classificaram os serviços do SUS como ruins ou muito ruins. A maior parte dos entrevistados (42,6%) assinalou a opção regular.

— Não é uma avaliação técnica, mas de percepção — disse a economista Luciana Mendes Santos Servo, coordenadora de Saúde do Ipea.

Foram ouvidas 2.773 pessoas em todo o país, em novembro. A partir de uma lista de respostas, elas deviam indicar os dois principais problemas.

Entre os entrevistados que não tinham utilizado o SUS nos 12 meses anteriores, 58,8% apontaram a falta de médicos com principal problema. Quase o mesmo percentual (57,9%) foi assinalado pelo grupo que tinha usado ou acompanhando alguém da família na rede SUS.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário