quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Blog de Ricardo Noblat: colunista do jornal O Globo com notícias sobre política direto de Brasília - Ricardo Noblat: O Globo

Blog de Ricardo Noblat: colunista do jornal O Globo com notícias sobre política direto de Brasília - Ricardo Noblat: O Globo: "CNS nas mãos de Padilha

Trabalhadores da Saúde comandavam órgão

O Globo

Numa disputa repleta de intrigas, o Ministério da Saúde retomou o comando do Conselho Nacional de Saúde (CNS), após quatro anos de uma relação conturbada com o órgão de controle social do SUS.

O ministro Alexandre Padilha vai comandar o órgão por um ano, mas com possibilidade de se manter à frente do conselho até o fim do governo Dilma.

O CNS é formado por 48 representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço, e toma resoluções que precisam ser homologadas pelo Ministério da Saúde.

Após negociação de bastidores, Padilha conseguiu desmobilizar os usuários do SUS, que na última hora retiraram a candidatura da conselheira Jurema Werneck. Só não conquistou os trabalhadores da Saúde, único grupo que se opôs publicamente à sua indicação.

Para ser eleito, Padilha disse que vai reformular integralmente a gestão do conselho, dando voz à diretoria colegiada, e que a 14ª Conferência Nacional de Saúde vai nortear a nova política de acesso e qualidade do SUS.

Os trabalhadores, no comando do CNS desde 2006, chegaram a preparar manifesto em que diriam que Padilha seria incapaz de, simultaneamente, formular e decidir políticas para o SUS e presidir o controle social, mas, no debate em plenário, os trabalhadores limitaram-se a defender que a presidência deveria ser comandada por 'uma organização da sociedade'.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário