sexta-feira, 17 de abril de 2020

Nós, vírus

Nós, vírus

por Yuri Vasconcelos Silva

 do Blog do Zé Beto
 
Procriai-vos e multiplicai-vos. Essa é a ordem. Para ser mais preciso, apenas multipliquem-se. Esse comando não vem da bíblia. Encontra-se escrito no código mais fundamental da vida, nas fitas espiraladas de DNA ou RNA. Façam uma cópia das instruções aqui escritas para que estas outras prossigam, pelo tempo que for possível, copiando-se e espalhando a palavra formada por apenas algumas combinações aleatórias de Adenina, Citosina, Guanina e Tiamina – A, C, G, T.
O mesmo mecanismo que torna o vírus Sars-CoV 19 – causador da Covid-19 – o protagonista da pandemia que trancou o mundo em casa, está presente em todas as células do ser humano e de outros seres vivos. Querem apenas perpetuar a espécie através da cópia de si mesmo. O vírus representa a visão minimalista da vida. De fato, muitos nem o consideram vivo. A simplicidade extrema destes elementos se resume a uma cápsula de gordura que protege, em seu interior, uma fita de RNA ou, em alguns casos, DNA. Sem qualquer outra estrutura acessória, encontradas em células, o vírus é incapaz de se reproduzir sozinho. Mas em seu interior, num texto primordial escrito em sequências de A, C, G e T, há uma instrução clara: copie-me e espalhe a minha palavra. Dessa forma, o vírus aguarda o contato com uma célula compatível, que o receba de braços abertos graças à geometria da cápsula envolvente que, como uma chave em uma fechadura, consegue se acoplar e introduzir a fita de RNA para dentro do anfitrião. A célula, que pode ser apenas uma bactéria ou uma entre trilhões no interior do homem, oferece toda a estrutura necessária para a leitura da fita invasora de RNA e, conforme instruções ali escritas, a replicação de mais RNAs e cápsulas para novos vírus, utilizando as ferramentas existentes dentro de cada célula, para que se multiplicam até explodir sua hospedeira, a célula anfitriã.
Richard Dawkins, proeminente estudioso da biologia evolutiva, lançou em 1976 a formidável teoria de que todos nós somos apenas construções maquinadas cujo propósito final é tão somente replicar nossos genes. Desde a simplicidade do vírus até a complexa teia biológica, cultural e social do Homo Sapiens, somos, em última análise, escravos das ordens dadas por um conjunto sequencial de nucleotídeos que formam o DNA ou RNA. O instinto natural de autopreservação ou procriação emanaria não de um sentido metafísico que celebra a vida, mas de um capcioso artifício para as espécies preservarem e espalharem seu genes pelo mundo conhecido e além, através de técnicas aperfeiçoadas pelo processo da evolução. Dawkins compartilhou essa visão nua e crua, mas de elegância e simplicidade avassaladora, no livro ‘O Gene Egoísta’, onde cunhou o termo Meme. Enquanto o Gene seria a unidade de informação biológica e física a ser transmitida, o Meme seria a contraparte da unidade de transmissão cultural, ou seja, tudo aquilo que está além do sistema biológico e físico que a mente humana construiu e aperfeiçoou com o tempo. A linguagem, a fé, a filosofia, por exemplo.
O que se constata em muitos máquinas dotadas de um gene egoísta é que, assim como o vírus, em uma ambição cega por espalhar sua palavra por toda parte, acaba por destruir aquilo que lhe sustenta. Na ânsia por se reproduzir, o vírus mata seu hospedeiro e assim destrói seu próprio propósito. O homem age de forma semelhante em relação ao ambiente em que vive, apesar de ser, graças à evolução, muito mais sofisticado e capaz de aferir os resultados em seu entorno, de modo a se adaptar e modificar suas ações para evitar a destruição daquilo que lhe mantém. No final de tudo, somos impelidos por uma força primal, um gene que nos impulsiona em direção aos meios que repliquem a mensagem dele, como se houvesse um desejo intrínseco à imortalidade. Mas, estranhamente, este mesmo ímpeto carrega também à destruição e o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário