segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Folha de S.Paulo - Casamento com vietnamitas vira prática comum - 14/11/2010

Folha de S.Paulo - Casamento com vietnamitas vira prática comum - 14/11/2010: "Casamento com vietnamitas vira prática comum

DO ENVIADO À PROVÍNCIA DE GUANGXI

Em postes de Nanning, a capital da província, um panfleto anuncia: 'Com apenas 20 mil yuans [R$ 5,2 mil], você pode se casar com uma vietnamita dentro de apenas três meses. Oferecemos garantias: apenas virgens; sem pagamentos extras; enviaremos outra se ela escapar no primeiro ano'.
Enfrentando a crescente desproporção entre os sexos, homens chineses estão recorrendo a casamentos arranjados com mulheres vietnamitas, a maioria pobres, via agenciadores ou internet.
Não há números oficiais sobre o crescimento desse tipo de casamento, mas trata-se de prática comum no sul da China. Existe até mesmo um site especializado, o www.cqxghj.com/productlist.asp, com fotos, explicação sobre o processo legal, perguntas frequentes e casos bem-sucedidos.
Novamente, trata-se de um efeito colateral da política do filho único. Como muitos pais preferem ter um menino, milhões de bebês do sexo feminino foram abortados ou até mortos ao nascer nas últimas décadas.
Um estudo publicado pelo 'British Medical Journal' no ano passado mostra que há uma diferença de 32 milhões de mulheres a menos em idade reprodutiva na China, tendência que deve aumentar nos próximos 20 anos.
'Devido à alta desproporção de gênero, muitas mulheres vietnamitas vêm para a China ilegalmente para se casar com chineses. Uma das razões que provocaram isso é a política do filho único. Agora, para cada 100 nascimentos de meninas há 120 meninos', diz o demógrafo chinês He Yafu.(FM)

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário