domingo, 28 de novembro de 2010

Wikileaks põe em xeque diplomacia norte-americana - Globo - DN

Wikileaks põe em xeque diplomacia norte-americana - Globo - DN: "Aliados dos EUA estão a ser alertados para divulgação de correio diplomático.

As revelações sobre o Afeganistão foram um choque, porque pela primeira vez o mundo teve acesso a documentos secretos norte-americanos. As informações sobre a guerra do Iraque, um incómodo, pois revelaram como os EUA ignoraram violações dos direitos humanos. Mas as próximas revelações do site Wikileaks, criado por Julian Assange, prometem pôr em causa as relações de Washington com os seus aliados.

Nos próximos dias (pode mesmo ser já hoje), devem ser divulgados mais de dois milhões de documentos da correspondência diplomática do Departamento de Estado com as embaixadas dos EUA em todo o mundo, datados dos últimos cinco anos. Washington já começou a avisar os aliados, reconhecendo que as revelações podem 'criar tensões' e preparando-se para o 'pior cenário'.

No caso da Rússia, por exemplo, estarão em causa 'comentários sobre a política russa e 'apreciações desagradáveis' sobre alguns dirigentes do país', segundo o jornal Kommersant. Nas informações referentes à Turquia, haverá dados sobre o apoio dos EUA aos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, refugiados no Iraque, assim como do apoio dos turcos à Al-Qaeda. Tudo negado pelos diplomatas.

'A Wikileaks é um obstáculo absolutamente terrível ao meu trabalho, que consiste em ter discussões de confiança com as pessoas', disse o embaixador dos EUA em Bagdad, James Jeffrey. 'Vai ser um golpe à capacidade de fazer o nosso trabalho', indicou. Entre os países que foram avisados encontra-se Israel, Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Finlândia ou Itália.

A embaixada dos EUA em Lisboa, contactada pelo DN, não comenta as novas revelações. Mas diz que as divulgações da Wikileaks são uma 'tentativa irresponsável de destruir, enfraquecer e destabilizar a segurança global'. E lembra que os telegramas diplomáticos 'não devem ser encarados, por si só, como representativos das políticas dos EUA'.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário