sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

É o software, estúpido!

É o software, estúpido!

Política, Economia e Cotidiano

É o software, estúpido!

Meses atrás o Marc Andressen entre outras coisas, co-fundador da Netscape e hoje com o Brad Horowitz, investidor em inúmeras startups escreveu no WSJ (ver abaixo) sobre como o software está engolindo o mundo.

Ele não é o primeiro, e nem vai ser o último a dissertar sobre isso. Confesso que nós, técnicos, temos um sério problema de comunicação com as outras pessoas “normais”. Às vezes, ignoramos que o que é óbvio para nós às vezes não o é para os outros.

Vejam as últimas decisões do Governo. Uma série de medidas a fim de “proteger a industria nacional”. Por outro lado, tenta inutilmente trazer para o Brasil certas “industrias”. O exemplo mais patético são os consoles de videogames. Passamos anos clamando por isso, e só agora, quando a 7ª geração de consoles (Wii, PS3 e XBox360) chega, melancolicamente, ao fim é que pessoas no governo começam a discutir políticas específicas para esse setor.

Não dá mais! Já era! Acabou. A própria industria de games está sendo solapada pela revolução mobile. Há dúvidas se teremos uma 8ª geração de consoles. Com o aumento da capacidade de processamento e os avanços na nanotecnologia um smartphone ou tablet é – ou bem em breve será – capaz de ser a plataforma ideal para jogos eletrônicos.

A solução óbvia, natural, para o problema é estimular a produção dos jogos. O software, não o hardware. Mas não, todas as políticas seguem aquilo que considero a “maldição cepalina“. Burocratas por todo o governo e universidades, acreditam piamente que seremos capazes de promover uma “substituição de importações” plena, em todos os setores. E como isso recursos já escassos para setores que simplesmente não importam mais.

Vejamos as últimas decisões para o setor automobilístico. Não estou aqui, querendo que o deixem nossas montadoras, construídas à base de pesados subsídios, sob o ataque das agressivas montadoras asiáticas. Só gostaria que houvesse o mínimo de contrapartida delas, aceitando investir uma pequena parte em design e em carros e motos elétricas.

Um exemplo de uma boa política foi a construída a fim de atrair a produção de tablets, o chamado Processo Produtivo Básico (PPB). Mas só pode funcionar por que é um mercado recente. Mas mais importante que isso, é financiar a produção de conteúdo, software para tais plataformas. O software é a forma de revolucionar a indústria brasileira.

A Apple apesar das aparências, não revolucionou com o hardware dos seus produtos, revolucionou com inovação, com o design, com o software, com o conteúdo. O hardware só acompanhou um conceito mais profundo. A ideia física de tablet e smartphones já existia há anos. Veja aonde a Nokia, que produziu um dos smartphones com o hardware mais robusto da história (N95), está hoje. A obsolescência não perdoa ninguém.

O Android não está se consolidando como futura plataforma dominante por causa da qualidade do hardware que os fabricantes criam pra ele, e sim, pela consistência do ecossistema criou. Pela inovação constante que as só as plataformas abertas permitem. Pela agilidade e rápidas iterações para agregar funcionalidades.

É preciso convencer os governantes que fechar nossa economia ainda mais não vai ajudar em nada o nosso desenvolvimento. Um jovem designer ou empreendedor que precise de uma impressora 3D pra fazer a prototipação de um produto inovador a baixo custo, gastaria quanto, e principalmente, perderia quanto tempo pra fazer a importação? E os intermediários? E a burocracia? E a incerteza jurídica?

O Governo ainda acredita que a inovação acontece numa universidade ou instituto, quando na verdade ela está na cabeça dos jovens. Os mesmos jovens que abandonam uma Universidade ultrapassada, cheia de velhos, com regras draconianas, com professores que mais parecem ditadores. Foram jovens que largaram os “estudos” que criaram a Apple, o Google, a Microsoft e o Facebook numa garagem

As maiores companhias do mundo em breve serão as produtoras de software. Do mesmo tamanho só alguns dinossauros que ainda se alimentam da nossa estúpida dependência de combustíveis fósseis. Mas não podemos apostar nosso futuro e o dos nossos filhos numa industria que tem data de vencimento, ou na produção de bens primários sem a agregação de valor e tecnologia.

Esse deveria ser o foco do debate político hoje. É por isso que os jovens estudantes, técnicos e cientistas deveriam se mobilizar. Uma economia mais aberta, e não o contrário. E foco (não só verbas) na inovação, ciência e tecnologia.

Why Software Is Eating The World

Continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário