sábado, 16 de abril de 2011

Blog de Ricardo Noblat: colunista do jornal O Globo com notícias sobre política direto de Brasília - Ricardo Noblat: O Globo

Blog de Ricardo Noblat: colunista do jornal O Globo com notícias sobre política direto de Brasília - Ricardo Noblat: O Globo: "Brasil fabrica arma e recusa tratado

Roberto Simon, O Estado de S.Paulo

Ao lado de países como Rússia, Irã, Israel e EUA, o Brasil recusa-se a assinar o tratado que bane as chamadas 'bombas de cacho' - um dos mais devastadores armamentos para civis em zonas de guerra.

O País ainda é um dos 17 fabricantes desse tipo de arma no mundo. Ao todo, 108 países já assinaram a Convenção sobre Armas de Fragmentação, que passou a vigorar em agosto.

Embora o Itamaraty e o Ministério da Defesa não admitam, o Brasil mantém-se longe do tratado por causa da pressão de militares e de setores da indústria armamentista.

Segundo o Instituto Sou da Paz, as bombas de cacho 'made in Brazil' - mais precisamente em São José dos Campos, pela Avibrás - renderam dois contratos com a Malásia de US$ 200 milhões cada, firmados em 2002 e 2007.

'Catar e Arábia Saudita também compraram', diz Daniel Mack, da ONG brasileira.

Oficialmente, o Brasil justifica sua posição com um argumento formal. Diz que o debate sobre o veto foi conduzido por uma coalizão independente de países, enquanto deveria ter ocorrido no âmbito da ONU.

Ativistas afirmam que, com mais de cem signatários, o tratado é suficientemente 'representativo' e apontam contradições no discurso do Itamaraty.

O Brasil, por exemplo, é signatário do tratado contra minas terrestres, de 1997, também articulado fora das Nações Unidas.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário