terça-feira, 21 de setembro de 2010

Na Prática a Teoria é Outra

Na Prática a Teoria é Outra: "Escândalos do final da campanha: último post
Sep 21st, 2010
by NPTO.
Eba! Degenerou em Bate-Boca!!! 38

Nas últimas semanas, a Veja vem tentando construir uma narrativa, a partir de várias denúncias de corrupção (de consistência variada), segundo a qual o PT é um partido especialmente corrupto que, por meio da comunicação por feromônios, aparelha o Estado e o coloca inteiramente a seu serviço.

Essa narrativa é falsa, e só está aí porque, supondo um eleitorado racional, não haveria porque votar contra o governo durante a bonança econômica atual, a não ser por ameaça de totalitarismo, genocídio, Eurico Miranda na Playboy com texto do Mainardi escrito no corpo, ou coisa que o valha. E o objetivo das denúncias não é combater a corrupção, ou preservar nosso sigilo fiscal, ou garantir remédio pra gripe barato pra todo mundo, o objetivo das denúncias é tirar voto da Dilma.

Normal, faz parte. É do jogo. É meio triste que a campanha tenha que ter sido assumida pela revista, com total eclipse do Serra, motivando mais uma implosão do Roberto Jefferson, mas, enfim, é assim. Se você passa seis meses com capa sobre dieta, e, no último mês da campanha, descarrega uma denúncia por semana, não pode negar que houve motivação política, o que me dá o direito de agir politicamente e não te deixar ditar minha pauta.

Por isso, e porque quero escrever sobre outras coisas, o NPTO não deve mais se pronunciar sobre os escândalos do final de campanha. Não vou reforçar a narrativa que a Veja está tentando contrabandear junto com as denúncias, nem deixar ela dar a pauta para todos os debates.

Agora, se a narrativa é falsa, isso não quer dizer que as denúncias também o sejam. Só não vou comentá-las porque a probabilidade de eu acrescentar algo ao debate sobre os crimes, descontados os feromônios (e as piadas sobre feromônios), é zero.

Mas recomendo vivamente, na cobertura do noticiário atual (e em todos os outros temas), o twitter do Sergio Leo, do Valor Econômico. Ele me parece estar fazendo uma discussão isenta, sem livrar a cara de ninguém, mas sem o desespero de dizer “pior que o mensalão, PIOR QUE HITLER, VOTA NO SERRA PORRA” (vocês precisam mesmo clicar no link pra saber onde vai cair? Ênfase em “cair”). Não está interessado em inventar grandes conspirações, mas, tenho certeza, não deixaria de denunciar uma se a encontrasse.

No atual ambiente tóxico, tenho medo de recomendar alguém e o cara ficar marcado como perigoso comunista, o que, esclareço, o Sergio Leo não é (quer dizer, sei lá se é perigoso; só não me parece ser comunista). Por outro lado, confio que minha baixa audiência não produza efeito nenhum desse tipo.

PS: já que estou elogiando gente, aproveito para recomendar o velho chapa Igor Taam, que fez uma análise interessante da entrevista de um filhadaputa aí desses que sai em jornal se achando todo totoso. Se o Igor, que é liberal bagarai, ficar com fama de comunista por ter sido recomendado aqui, vai ser muito engraçado. Ô, galera liberal bagarai, olho no cara, hein? Foi ele quem fez nosso avatar aí do lado (com o que também aproveito para recomendar entusiasticamente seu trabalho como designer; é um sujeito cheio dos talentos, o maldito, e saca muito de punk rock, e tem um sobrenome maneiro).

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário