segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os erros da Folha na matéria sobre a NBr | Brasilianas.Org

Os erros da Folha na matéria sobre a NBr | Brasilianas.Org: "Do Blog do Planalto

Secom registra todas as falas públicas do presidente. E a Folha não sabia disso...

A respeito da manchete do jornal Folha de S. Paulo de hoje (20/09), 'Planalto manda TV estatal filmar comícios de Dilma', a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República esclarece:

1. A manchete está errada. A NBr, canal de comunicação do governo, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em contrato de prestação de serviços com a Secom, não foi instruída a gravar 'comícios de Dilma', mas sim as falas do presidente da República. É importante esclarecer que é missão da Secom manter registros de todos os pronunciamentos do presidente da República. Com isso, não só se assegura a preservação de arquivos que têm valor histórico, como se facilita a correção de possíveis erros de terceiros na divulgação dos discursos do presidente.

2. As gravações não se destinam à divulgação nem foram cedidas a qualquer campanha. Isso fica claro na orientação dada aos cinegrafistas, reproduzida pelo próprio jornal. Diz ela: 'O objetivo é somente ter um registro, gravando as ações do presidente e os discursos'. E complementa: 'Este conteúdo não é para ser usado na nossa cobertura, nem mesmo para ser gerado para as emissoras. É apenas para registro'. Apesar disso, a Folha dá a entender, sem qualquer prova, que elas poderiam estar sendo 'encaminhadas ao comitê de Dilma ou utilizadas na propaganda eleitoral'. Trata-se de uma insinuação leviana.

3. Não houve qualquer utilização da máquina pública em favor desse ou daquele candidato. As gravações não foram cedidas a nenhuma campanha. O material é de uso da Presidência da República. Lamentamos que atividades institucionais regulares da Secom sejam tratadas de forma suspeita, em tom escandaloso.

4. Cabe registrar que a Folha errou ainda na identificação da foto da primeira página do caderno Eleições que vem acompanhada da legenda 'Eleitoral – À noite, o cinegrafista filma comício com Dilma e Lula'. A foto publicada não é de nenhum comício, mas de um evento realizado à tarde, na Universidade Federal de Juiz de Fora, numa programação oficial do Presidente da República.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário