sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CNT esconde fita do quiproquó de Serra | Brasilianas.Org

CNT esconde fita do quiproquó de Serra | Brasilianas.Org: "sex, 17/09/2010 - 00:04
Ronaldo Souza

Um governo covarde?



Prezado Nassif,



Com exceção de Leonel Brizola e mais recentemente de Roberto Requião, não consigo lembrar de nenhum outro político brasileiro que tenha enfrentado a Rede Globo.



Não se pode ter dúvidas da força da imprensa, o famoso quarto poder. Particularmente, acho até que a imprensa representa o quarto poder, porém a Rede Globo é o primeiro.



Tenho visto, desde que me entendo, e aí já se vão alguns anos, a Rede Globo traçar os rumos do país. Não é à toa que a sua melhor vinheta é: “A Globo bola o que rola”.



A maior prova disso é dada pelo atual governo brasileiro. Justamente o governo, cujo dirigente maior, o presidente da república, apresenta índices de aprovação/popularidade jamais vistos.



Do alto dos seus 96% de aprovação, dos quais 80% definem-se como ótimo/bom, o governo simplesmente não tem forças para enfrentar uma imprensa que não fez outra coisa que não joga-lo nas cordas durante longos oito anos.



Voltando a um tempo bem recente, vale lembrar, entre tantos episódios, aqueles que envolveram os senhores Waldir Pires, Protógenes Queiroz e Paulo Lacerda.



Nunca vi em qualquer momento da história política brasileira contemporânea levantar-se qualquer dúvida sobre a integridade do Sr. Waldir Pires. Mesmo Antônio Carlos Magalhães, seu rival na Bahia e um dos mais importantes representantes, se não o mais, do submundo da política brasileira, jamais teve a ousadia de, bem ao estilo dele, fazer qualquer insinuação nesse sentido. No famoso episódio daquela aberração a que se deu o nome de “caos aéreo”, ele foi, de forma no mínimo absolutamente desrespeitosa, defenestrado do governo e substituído pelo Sr. Nelsom Jobim, sobre quem prefiro não falar. Talvez tenhamos que entender que a pressão foi forte demais; está bem, vamos fazer isso.



O que dizer do episódio dos senhores Protógenes Queiroz e Paulo Lacerda, responsáveis por um dos momentos mais emblemáticos do Brasil contemporâneo, sobre o qual é desnecessário falar. Foram afastados dos seus cargos. E a pressão popular era a favor deles. Mas, a da imprensa não.



O caso de Protógenes Queiroz é exemplar. De responsável por uma das ações mais importantes da Polícia Federal, passa à condição de réu, abandonado, ao ponto de correr o risco de ser exonerado do seu cargo. Excessos na investigação!!! Estão de brincadeira?



Até que ponto adianta “nós” sabermos da farsa, mais uma, que o momento atual representa, se não conseguimos outra coisa que não ficar nas cordas nos defendendo, explicando e afastando as pessoas dos seus cargos?



A oposição não existe, que o diga a digníssima presidente da ANJ, a Sra. Judith Brito. Difícil é enfrentar a força que tem a exposição diária na imprensa, principalmente na televisão, dos políticos da oposição. Dê a qualquer imbecil cinco minutos diários na televisão que em pouco tempo ele se torna um referencial.



Assim, ganham essa dimensão homens como Álvaro Dias e Sérgio Guerra (não vamos perder tempo falando dos Artur Virgílio, ACM Neto, José Agripino Maia, José Carlos Aleluia, Heráclito Fortes (meu Deus!), etc). Observe a postura do presidente do PSDB, Sérgio Guerra. Mesmo diante do vazio, expressando o nada, é tamanha a arrogância, é tamanha a empáfia, que ele convence muita gente da “veracidade” das coisas que ele diz.



Daí a ver a inconsistência e fragilidade (pelo menos é o que transparece) do presidente do PT, José Eduardo Dutra, para citar apenas um, é de doer. É isso que o PT e o governo possuem de melhor para defende-los?



Diante de mais escândalos, dossiês, sigilos quebrados, por que só repercutem as “reportagens” da Veja, Folha, Estadão? Concordo que ainda são fortes, tanto é que estão mostrando.



Mas, por que não repercutem outras? Temos aí a da Carta Capital. Sim, e daí, onde está? A respeito da quebra de sigilos, todo o mundo sabe que há um vídeo disponível na Internet com reportagem do SBT mostrando que o motivo da indignação atual já é conhecido desde o ano passado. E o pior de tudo, Serra, de voz própria, dizendo que já sabia, tudo na paz de Deus.



Não se usa isso? Não se procura mostrar, de nenhuma forma, em nenhum momento, uma única tentativa, o que está acontecendo? Não se entende o significado que tem um depoimento enérgico, à altura, ou será que simplesmente falar da extirpação de político e partidos já extirpados surte mais efeito?



Até que ponto o povo brasileiro, aquele mesmo que dá ao governo toda a condição de se impor diante de tanta safadeza, vai suportar tanta inércia? A eleição de Dilma Roussef, desejo da maioria dos brasileiros, ainda que bombardeados diariamente com essas manipulações vergonhosas, pode significar menos do que uma tomada de atitude que mostre a esse mesmo povo que o Brasil tem, de fato, um governo.



Ou será que estamos diante de um governo covarde?

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário