sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fabio Baracat oferecia 'facilidades no BNDES', diz empresário - Eleições - iG

Fabio Baracat oferecia 'facilidades no BNDES', diz empresário - Eleições - iG: "Fabio Baracat oferecia 'facilidades no BNDES', diz empresário
Autor da denúncia que derrubou a ministra da Casa Civil usava endereço da Empro, de Luiz Vasone, para comandar negócios

Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo | 16/09/2010 21:00

* Mudar o tamanho da letra:
* A+
* A-

Autor da denúncia que derrubou a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, o empresário Fabio Baracat apresentava-se no meio corporativo como um facilitador da liberação de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). A afirmação foi feita ao iG pelo empresário Luiz Vasone, dono da Empro Assessoria e Consultoria Empresarial S/C, companhia que deu abrigo a negócios de Baracat.

A Empro ocupa um endereço na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, usado por Baracat para fazer o registro de sua própria empresa - a Banco de Compensação Tributário Sociedade Empresaria Ltda - na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). De acordo com Vasone, Baracat dizia-se amigo de membros do alto escalão do banco estatal de fomento. Afirmava ainda que tinha um tio em Brasília que intermediava seus negócios.

* Capital da empresa de Baracat teve salto de R$ 10 mi em três anos
* Via Net aciona Baracat na Justiça por denúncia de lobby
* Exclusivo: Lula fala ao iG sobre Erenice
* Entenda o caso que levou à queda de Erenice Guerra

“Ele sempre vinha propor negócio, mas o achei muito estranho. Muito jovem e falando coisas que nem um cara de 50 anos diz que tem. Ele disse que tinha muitas facilidades no BNDES, mas eu disse que não tinha clientes para isso. E mesmo que tivesse, não iria apresentar para ele”, afirmou Vasone. A oferta de “facilidades” no BNDES foi feita por Baracat ao empresário no segundo semestre do ano passado.

Embora esteja registrada no mesmo endereço da Empro, a empresa de Baracat não possui nenhuma estrutura própria no local, segundo Vasone. Ele também nega ter feito qualquer negócio com o empresário. Ainda assim, o autorizou a usar uma sala no seu escritório, de onde podia dar telefonemas e organizar reuniões.

Foto: Reprodução

Registro da empresa de Baracat na Junta Comercial mostra endereço ocupado pela Empro

Ao procurar justificar por que deixava Baracat usar a estrutura da Empro, Vasoni disse que sempre abre a empresa para amigos. “Ele dizia que não era de São Paulo. Achei que não havia problema em oferecer um lugar para que ele atendesse seus clientes”, disse ele. Baracat, entretanto, consta como proprietário de vários domínios de internet com o nome da Empro, como “emproconsulting.com.br”,” emprosp.com.br” e “grupoempro.com.br”, todas contas inativas.

Vasone disse ter conhecido Baracat há cerca de dois anos, por intermédio de um amigo. “Nunca soube quais eram as atividades do Fabio, nem a formação dele. Almoçamos duas ou três vezes e eu pouco sabia sobre a vida dele”, disse o dono da Empro. Segundo ele, a última vez que Baracat apareceu em seu escritório foi há seis meses. Ele afirmou ainda que chegou a receber duas ligações do empresário no início deste ano. Baracat teria novamente se oferecido novamente para selar uma parceria de negócios e apresentar clientes para Empro.

Perfil

Fabio Baracat apontou à revista Veja a existência de um suposto esquema de lobby comandado por Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. Ele contou à revista que intermediou a renovação de um contrato da empresa MTA Linhas Aéreas com os Correios, tendo contado com a assessoria do filho da antiga auxiliar da presidenciável petista Dilma Rousseff. Segundo Baracat, Israel Guerra cobrava uma “taxa de sucesso”.

Ele apresentou-se à revista como ex-sócio da MTA e da Via Net Express, empresa de transporte aéreo de cargas. As duas companhias negaram no início da semana que o empresário tenha feito parte dos seus quadros societários.

Baracat foi procurado diversas vezes pelo iG desde o último fim de semana. Ele não retornou e-mails nem recados deixados em seu telefone celular. No início da semana, ele divulgou uma nota amplamente veiculada na internet, negando as declarações publicadas pela Veja e negando qualquer envolvimento com a MTA e a Via Net Express.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário