domingo, 24 de outubro de 2010

O dever moral do PSDB

O dever moral do PSDB: "migos,
Acho — e vale pros dois lados da discussão acima entre petistas e tucanos — que quanto mais discutirem, mas elaborarão sobre algumas diferenças pouco significativas e mais se afastarão do que interessa discutir, e que é, precisamente, as SEMELHANÇAS que há entre os dois partidos. São praticamente idênticos! Só que o PT é uma espécie de UDN que fala aos pobres. E o PSDB é uma espécie de UDN que fala aos ricos.

Lula não tem nada a ver com UDN: nasceu dos sindicatos, e nada pode ser mais diferente da UDN do que os sindicatos. Mas, como Lula fala aos pobres, tem mais eco entre a UDN que fala aos pobres, quer dizer, o PT.

Se se examinha a história, vê-se que o PSDB é, também, uma dissidência do PT. Engraçado, eu acho, é que tão poucos vejam isso. E tão poucos veem, provavelmente, pq ñ interessa a nenhum dos dois partidos ver o quanto são semelhantes, dado que, graças à ação de Lula (não do PT nem dos petistas, nem do PSDB ou dos tucanos), hoje os dois udenismos estão em campos eleitorais adversários. E Lula fará a sucessora. O que é ÓTIMO para o Brasil, mas pouco acrescenta seja ao PT (que corre o risco de virar outro PSDB) seja ao PSDB (que corre o risco de retroceder para ANTES da UDN e virar, no máximo, um PSD mineiro sem Tancredo, ou um partido paulista da Opus Dei e da TFP — e nada jamais será menos eleitoralmente expressivo que isso).

E é pelas semelhanças, também, que a discussão entre petistas e tucanos tão rapidamente degenera, e vira ‘ironias’ metidas a ‘éticas’ e metidas a engraçadinhas, dos tucanos contra petistas, versus ‘denuncismo’ ingênuo metido a ‘ético’ (mas metido a ‘sério’), dos petistas contra os tucanos.

Em Vila Euclides, em 1979-80 (eu ESTAVA LÁ E VI!), estavam TODOS JUNTOS, no mesmo palanque. E, no chão, já começava a se formar, ali mesmo, uma complexa aliança de gentes de todos os tipos e partidos, de cuja complexidade NEM o PT NEM o PSDB jamais se deu conta, satisfatoriamente. (Aliás, no mesmo palanque estava, tb, dentre outros, também a Democracia Cristã (do Plínio de então, hoje PSOL, que não se dá conta de absolutamente NADA e faz, hoje, papel ridículo, onde bem poderia já haver uma esquerda brasileira consequente).

Os comunistas, vale lembrar, tb se dividiram depois do palanque da Vila Euclides: o PCB aliou-se aos tucanos e aí continua até hoje; e o PCdoB manteve-se neutro, na oposição aos tucanos e PFLs, até que se aliou ao PT para eleger Lula. Mas, na eleição para a presidência da Câmara, em que o PT [não Lula!] montou o “golpe Chinaglia” e derrotou o candidato de Lula, mas não dos petistas, o Aldo Rebelo), o PCdoB declarou-se lulista-antipetista. O que já basta para sugerir fortemente que Lula não se confunde completamente NEM com o PT — ideia com a qual concordo MUITO — além, é claro, de Lula nada ter a ver com o PSDB, é claro.

O PT foi fundado antes do PSDB. Se bem me lembro, o PT, em 1980; o PSDB, em 1986. Na chamada “redemocratização” [só rindo!], a UDN de antes do golpe também se distribuiu entre os dois partidos: a UDN paulista e nordestina ficou com o PSDB; e o discurso udenista despolitizado e metido a ‘ético’, moralista, preconceituosamente despolitizado, muito fundamente enraizado nas classes médias brasileiras, por ação da universidade, da imprensa e da igreja e dos 30 anos de ditadura… esse, tendeu mais ao PT.

Hoje, a UDN metida a ‘ética’ — pouco antes do golpe de 64, falava-se das “vestais da UDN” e as vestais só sabiam falar contra a corrupção do Getúlio-Jango e jamais falavam nem deixavam falar da corrupção dos coronéis udenistas nordestinos — continua distribuída entre PT e PSDB.

Nesse mar de udenismos mais ou menos claros, em que nadam tucanos e petistas é que frutificam discussões como a que acima se lê.

Evidentemente, “a morte do PSDB nada tem a ver com Dilma, o PT, Stálin ou Robespierre”. E nada tem a ver com isso, dentre outros motivos, porque o PSDB não morreu. O PSDB apenas continua a definhar — pq a UDN está sendo derrotada pelos brasileiros que o governo Lula (não o PT) está incluindo na sociedade brasileira (na universidade, por exemplo, e no consumo). E continuará a definhar, se deus ajudar, até desaparecer completamente. E não desaparecerá com estrondo: desaparecerá num gemido, ou em silêncio. Poucos perceberão e ninguém lamentará, quando acontecer.

No frigir dos ovos, sou obrigada a discordar PROFUNDAMENTE, de fato, a esconjurar (TESCONJURO! VADE RETRO!) a ideia de que “o exército” tucano retomar seja lá que rédea for e voltar às ruas. Não posso desejar ver as ruas tomadas por “exércitos” de Dasluzetes iradas, esbravejando direitos de ñ pagar impostos ou direitos de privatizar ou direitos de “ancorar o Brasil ao desenvolvimento do mundo desenvolvido” — o velho sonho de Golbery, em 1952, que até fazia algum sentido quando AINDA HAVIA MUNDO DESENVOLVIDO ao qual alguém podia querer ancorar-se.

Evidentemente o PSDB é totalmente incapaz de ver o que Lula está fazendo, dentre outros motivos pq nem PT nem PSDB são capazes de ver, não algum “lacerdismo” — que ñ existe mais! –, mas o udenismo visceral que há nos dois partidos, mas, felizmente, NÃO HÁ no presidente Lula. E tampouco há em Dilma, felizmente.

Digamos, pra encerrar, que aquela MULTIDÃO que começou a se reunir NO CHÃO (não no palanque) em Vila Euclides, no final dos anos 70, início dos anos 80, apesar de ainda não ter encontrado partido que a manifeste, está hoje elegendo Dilma, em busca de um terceiro mandato para ela própria, para aquela multidão sem partido, e, isso, APESAR tanto de PSDB quanto de PT. Com Lula e com os personagens progressistas dos dois partidos (e de outros, menos votados), contra os personagens atrasistas, udenistas, dos dois partidos e contra todos os partidos atrasistas-atrasistas, como o DEM. Quem morreu, em 2010, foram os ‘capi’ mafiosos do PSDB paulista e alguns velhos coroneis norte-nordestinos. O PSDB continuará, andando cada dia mais para trás. Lembro que Aécio, pra lembrar nome que será lembrado, está trabalhando pra criar outro partido. Resta saber se terá discurso político novo, ou se será só remendo novo em pano velho… coisa que a Bíblia muito espertamente recomenda que não se ponha. Abs

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário