domingo, 31 de outubro de 2010

Rio Acima - JBlog - Jornal do Brasil - Não há vencedores, nem vencidos. Somos todos brasileiros!

Rio Acima - JBlog - Jornal do Brasil - Não há vencedores, nem vencidos. Somos todos brasileiros!: "Não há vencedores, nem vencidos. Somos todos brasileiros!

31/10/2010 - 20:19 | Enviado por: Migliaccio
Algumas considerações sobre a vitória de Dilma Rousseff, a primeira mulher a se tornar presidente do Brasil.

Serra foi mal nos estados em que era favorito. Ganhou apertado no Rio Grande do Sul e levou uma sova em Minas Gerais, onde o prestígio de Aécio Neves ficou seriamente abalado. Às 20h de domingo, eram 17 pontos de vantagem para a petista na 'terra das alterosas'.

Marina Silva também jogou mal no segundo turno. Renegou seu DNA petista e preferiu subir no muro, acreditando que precisava ficar bem com Serra caso ele ganhasse. Serra perdeu.

No Norte e Nordeste Dilma e Lula ganharam fácil, assim como no Rio, que tem tradição esquerdista (com Pernambuco, são os estados mais gauche da federação). Some-se a isso, no caso do Rio, o histórico pouco caso da elite paulistana para com seus vizinhos de fala arrastada e repleta de xiados.

Bem antes da eleição, eu escrevi aqui que Lula não seria derrotado de jeito nenhum neste pleito. Com os indicadores de seu governo, as obras que faz nos bolsões de miséria sempre esquecidos e seu carisma, o presidente não conseguiu à toa 83% de bom ou ótimo nas avaliações de seu governo (a melhor marca de FHC foram 46%...).

O inesperado segundo turno e a maior desenvoltura de José Serra nos debates da TV deram a falsa impressão de que poderia dar zebra. Mas o favorito acabou vencendo, mesmo com Dilma nervosa e claudicante nos confrontos televisivos. Aliás, para quê tanto debate igual?

Agora vem o mais importante: a eleição acabou.

A partir de primeiro de janeiro, todos teremos olhos críticos para o novo governo. Vai ser difícil Dilma alcançar a aprovação de Lula (carisma à parte), mas se ela der seguimento ao que ele fez de bom estarei feliz. Graças a Deus, não sou petista de carteirinha _ como muitos aqui me acusaram por ter apoiado Dilma _ sou livre para criticar seu governo se achar que devo. Partidos políticos aprisionam, restringem, diminuem horizontes. Além do mais, suas reuniões são chatérrimas e intermináveis. As do PT, então... Deus me livre.

Liberdade é fundamental. Já votei em Fernando Henrique Cardoso e não me arrependo. Acho Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda no governo FHC, um grande brasileiro, decente e brilhante. Há gente boa em todo canto (e gente ruim também).

Que Dilma continue aparelhando a Polícia Federal, para que mais 3 mil criminosos do colarinho branco sejam presos nos próximos oito anos.

E que a Justiça não os solte uma semana depois.

Espero que a imprensa que vestiu a camisa do PSDB aprenda a lição. Pare de se comportar como partido político e noticie sempre os dois lados da questão. A vitória de Dilma mostrou que o poder de certos jornais e revistas está cada vez mais restrito. E a emissora de TV que antes colocava e tirava presidente, felizmente não manda mais no nosso país. Até tenta, mas não manda. Demonizou Dilma durante toda a campanha, mas ontem à noite, transformou a nova presidente numa mártir da luta contra a ditadura militar, numa reportagem-perfil elogiosa que mostra o quando é frívola sua linha editorial.

Lembrei imediatamente de Leonel Brizola, que teve mais espaço nesta emissora líder de audiência no dia de sua morte que nos 30 anos anteriores, quando foi boicotado e difamado quase que diariamente no mesmo telejornal.

Uma coisa é assumir uma posição política num blog pessoal, outra é apoiar um candidato e criticar outra em panfletos disfarçados de matérias jornalísticas.

Hoje é dia de festa, não há vencedores, nem vencidos (nem mesmo a mídia anti-Lula perdeu, digamos que o povo brasileiro lhe deu mais uma lição).

Somos todos brasileiros e queremos o melhor para o nosso país e nossos irmãos. Cada um com a sua opinião, mas todos com o Brasil no coração.

Boa sorte, Dilma!

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário