domingo, 18 de novembro de 2012

Para aprofundar a discussão sobre crime organizado e PCC | Brasilianas.Org

Para aprofundar a discussão sobre crime organizado e PCC | Brasilianas.Org
Nassif acho interessante apontar uma questão que diz respeito não só ao PCC, mas também ao crime organizado mais sofisticado no Brasil, quero dizer, aquele controlado pelo grande capital e seu gerente, ou melhor, nosso "Robber Baron", Daniel Dantas. Sempre tive gosto por ler sobre crime organiado, Máfia e tutti quanti. Quando começaram a pulular biografias, filmes e documentários sobre a Cosa Nostra Siciliana e Americana, li e assisti o que pude. Também frequento o site IBGF do juiz Walter Maierovitch e tenho as seguintes questões a levantar:
1) Crime Organziado não sobrevive se não tiver tentáculos muito bem solidificados no Estado; A Cosa Nostra Italiana, cujo ápice a lideranaça de Tottó Riina demosntrou, tinha tentáculos no legislativo (Salvo Lima era o senador da Cosa Nostra), no executivo municipal (Vito Chanchimino era o prefeito da Cosa Nostra em Palermo) e no Judiciário. E aqui é que a porca torce o rabo. Poucos não se dão conta que bem antes de Riina assassinar Falcone e Borselino, ele conseguiu na Suprema Corte de Roma reverter todas as punições do "Maxxi Processo" de Palermo. Fez com que Falcone e Borselino fossem destituídos do "pool" anti-máfia; enfim desestruturou toda a tentativa de combate ao crime organizado.
2) É sabido que Julio Andreotti, primeiro ministro Democrata Cristão e também Betino Craxi primeiro ministro Socialista tinham vinculações com a Cosa Nostra. Ou seja, somente com forte influência nos orgãos decisivos do estado é que o crime organziado consegue supremacia. O greande capo da Cosa Nostra Americana John Gotti só foi preso e condenado pq seu braço direito Sammy "Bull" Gravano aceitou entrar para o sistema de proteção a testemunhas e abriu a boca para o então procurador Rudolf Giulianni e assim pegaram Gotti.
3) Trazendo para terras brasileiras essas argumentações temos o seguinte: Na esfera federal o Legislativo por conta própria jogou para debaixo do tapete a CPI do Banestado. E diga-se: todos, todos os partidos de comum acordo assim o fizeram. O STF concedeu dois habeas corpus a daniel Dantas e inviabilizou as operações que tentavam desestruturar o sistema de cooptação que Dantas criou no país. O mensalão, seja do PT ou PSDB, que na verdade não passa de operações de caixa dois procuraram viabilizar algo até certo ponto comum em política na sociedade capitalista: o Lobby.
4) Com relação ao PCC fica para mim muito forte o que disse à época o delegado Hélio Luz no documentário Notícias de uma Guerra Particular. Dizia ele sobre os traficantes do CV: Voc~es acham que o trasficante UÊ sabe manipular 5 milhões de dólares? Ele foi preso em um Hotel 5 estrelas pq é muito fácil descobrir um sujeito como ele em classe social diferente. Dizia mais: foi fácil prender todos osd líderes do tráfico pois quandos e sai do nicho do morro, eles não sabem nada de como funciona o crime. Trazendoi para o PCC: Muito pouco provável que Marcola tenha toda essa liderança para operar a grana que o PCC arrecada e determinar uma estrutura de exército particular para afrontar o Estado. O traficante colombiano Carlos Abadia qdo preso pela PF vaticinou: O Denarc é o centro do crime organziado em SP; subornei todos os policiais do departamento anti-drogas da Polícia Civil de SP.
Para pensar e refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário