segunda-feira, 7 de março de 2011

ESPN.com.br / Renata Falzoni - Informação é o nosso esporte - O Monstrorista de Porto Alegre

ESPN.com.br / Renata Falzoni - Informação é o nosso esporte - O Monstrorista de Porto Alegre: "'Não foi acidente, foi tentativa de homicídio'

Leia Mais

* Ciclistas em São Paulo protestam por mais respeito nas ruas

Arte: Tiago Neponucemo
http://www.flickr.com/photos/tcnbaggins/5480449677/

As cenas de horror estão no Youtube para todos verem e reverem.



Um motorista na cidade de Porto Alegre, irritado com o congestionamento de bicicletas a sua frente, acelera seu carro e atropela cerca de 50 ciclistas.

Além da violência em si o que mais assusta é o fato de que, mesmo com vários ciclistas em cima de seu capô, o motorista não se detém. Ele acelera firme com o único propósito de abrir espaço ao seu carro na rua, passando por cima de vidas em bicicletas.

Mesmo com 3 ciclistas sobre seu capô o motorista segue adiante no seu atentado
Mesmo com 3 ciclistas sobre seu capô o motorista segue adiante no seu atentado

O agressor não presta socorro, abandona seu carro e foge. É a fórmula brasileira para sair de qualquer enrosco: Fugir do flagrante.

Esse é o típico “monstrorista” jargão usado entre os ciclistas para classificar o motorista que usa o seu carro deliberadamente com o uma arma.

Em qualquer país civilizado, esse meliante estaria preso e responderia por tentativa de assassinato.

Aqui no Brasil é diferente. A lei, representada pelo delegado Gilberto Almeida Montenegro, diretor da Divisão de Crimes de Trânsito de Porto Alegre (RS), já sai a público criticando o movimento Massa Crítica, dizendo que o grupo errou ao não comunicar às autoridades de trânsito a realização do evento, numa clara alusão de que o erro foi dos ciclistas de estarem nas ruas sem uma escolta policial.


Leia mais sobre o texto do Delegado aqui


Mandei um twitter sobre essa barbárie e o comentário de um seguidor diz o seguinte:
“belo dia estava atrasado para um compromisso, ciclistas fecharam a rua num protesto. vc acha certo isso? é barbaro porém explicavel”

Sim de fato para tudo há uma explicação. Bin Laden e Hitler são 'explicáveis' e nesse caso a 'explicação' é simples:

No Brasil impera a lei do mais forte. Alguns cidadãos motoristas comportam-se como donos e justiceiros das ruas. Pedestres e ciclistas estão condenados a morte por “atrapalharem” o trânsito e não raro levam a culpa pelo seu infortúneo, como fica claro na declaração do Delegado Gilberto de Almeida que já se esmera em colocar a culpa pelo ocorrido nos ciclistas.

Se a rua estivesse bloqueada por 150 carros congestionados, jamais passaria pela cabeça desse motorista ultrapassar por cima de seus iguais, pois carros congestionando o trânsito e imobilizando as ruas é o “normal”.

Quando 150 ciclistas movem-se por uma rua que não estava bloqueada e sim usada por ciclistas naquele trecho e momento, é “explicável” ele se irritar e deliberadamente passar por cima dos ciclistas com o intuito único de assassiná-las?

Explicável sim, mas não justificável. É crime, é tentativa de assassinato. As cenas são claras. O motorista mesmo tendo três ciclistas em cima do capô de seu carro continua a atropelar as pessoas e foge. Isso não é um acidente, é tentativa de assassinato onde a arma usada é o próprio carro.

Agressividades como essa nós pedestres e ciclistas testemunhamos todos os dias nas ruas desse país, e denunciar essa situação era justamente o motivo de naquele momento haver tantos ciclistas nas ruas. Era o dia da Massa Crítica, o dia em que ciclistas de todo o mundo saem às ruas para chamar atenção a essa inversão de valores que vivemos.

Os números atestam. Somente em São Paulo, mais de 50% das mortes em trânsito são pedestres! Não raro eles são julgados como “os culpados” por sua morte. Não são os pedestres ou os ciclistas que matam. São os motoristas que usam seus carros como arma que matam.

150 ciclistas é uma quantidade 2600 vezes menor do que temos todos os dias nas ruas de São Paulo. Nós somos uma imensidão de cidadãos, que circulam discretamente nas ruas, sem poluir, sem causar congestionamento, alvos desses motoristas. Veja o Manifesto dos Invisíveis:

http://www.apocalipsemotorizado.net/2008/09/18/manifesto-dos-invisiveis/


Já não é só uma questão de educação, além disso é hora de acabar com a impunidade que as próprias autoridades garantem aos “monstroristas” assassinos.

Esse acontecimento (não um acidente) ilustra a anuência explícita das autoridades de trânsito com essa guerra civil que vivemos no trânsito desse país!

Os cidadãos que se locomovem em carros, justamente aqueles de quem dependemos para mudar esse quadro; os juizes, os políticos, a polícia, não se submetem ao que estamos falando. Eles calam-se em consentimemto com essa injustiça.

É necessário andar a pé e de bicicleta para se entender na pele essa realidade. As autoridades de trânsito são e estão omissas pois o foco é a fluidez dos veículos automotores em detrimento da segurança dos pedestres e dos ciclistas. O foco é o conforto dos consumidores de automóveis.

O trânsito no Brasil reflete o preconceito social dissimulado que permeia em todas as classes sociais desse país.

A elite que vai de carro, está cega, imobilizada, presa e escondida em escudos protegidos com airbags e vidros fumês a prova de bala, não tem noção do que estamos falando e, no caso de uma barbárie como essa, alguns sem pudor algum, saem com comentários desastrosos em defesa do motorista assassino como foi o caso desse delegado de Porto Alegre!

Nesse outro exemplo as próprias autoridades usaram de seus veículos como arma na pretensa “defesa” dos cidadãos motoristas:

Veja a cena no tempo de 2:38 tal desse vídeo da Bicicletada de 22 de Setembro de 2007.



Um sábado a tarde, cerca de 300 ciclistas saem as ruas pela Massa Crítica pelo Dia Mundial Sem Carro. Lá pelas tantas, policiais militares fazem uso de suas motocicletas como armas para intimidar os ciclistas, provocam confusão sem nem darem-se conta de que até o Secretário do Verde e Meio Ambiente Eduardo Jorge e a então Vereadora Soninha Francine participavam do movimento.

Esse episódio de Porto Alegre tem que ser um divisor de águas, é chegada a hora de se criminalizar o motorista que abusa da velocidade, que desrespeita as regras de trânsito, que faz de seu carro uma arma.

Está na hora das autoridades desse país cumprirem as leis.

A rua é PARA todos, está na lei. Bicicleta na rua é LEGAL e não precisa de autorização, ou mesmo escolta para evitar a fúria dos “monstroristas”.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário