domingo, 27 de março de 2011

Folha de S.Paulo - Grupo dos Alcoólicos Anônimos tem a sua eficácia contestada - 27/03/2011

Folha de S.Paulo - Grupo dos Alcoólicos Anônimos tem a sua eficácia contestada - 27/03/2011: "Grupo dos Alcoólicos Anônimos tem a sua eficácia contestada

Apesar da fama, método tem o pior resultado na recuperação de dependentes, mostra estudo

Pesquisa mostra baixa adesão ao programa contra o alcoolismo; livro recém-lançado também critica AA

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

Em uma entrevista desvairada, o ator americano Charlie Sheen atacou os Alcoólicos Anônimos, dizendo ter sido 'acorrentado e oprimido' nesse 'culto' por 22 anos.
Sheen não é lá um modelo de paciente. Mas deu voz a um silencioso grupo de alcoólatras que não se acham no grupo de ajuda mútua criado há 71 anos nos EUA, e replicado mundo afora.
Aqui, pesquisa da Unifesp mostrou que menos da metade dos frequentadores permanece no AA após três meses, e que a técnica é a menos eficaz contra alcoolismo.
Isso, apesar da crença geral de que o AA tem sucesso em recuperar dependentes.
Os resultados do estudo afirmam que, depois de seis meses, a taxa de abstinência de seus frequentadores é de 9%, em comparação com taxa de 10% entre os que não fazem tratamento e de até 36% dos que combinam remédios e terapia.
O motivo mais alegado pelos que não se adaptaram é a falta de identificação com a filosofia do AA. Outras razões são o clima pesado e a falta de credibilidade ('parece um teatro, os frequentadores não parecem estar sóbrios e há muita demagogia', disseram voluntários da pesquisa).

CRÍTICAS INCOMUNS
'O AA se diz o melhor tratamento, mas, do ponto de vista científico, só é muito bom para uma minoria', diz Dartiu Xavier, psiquiatra e um dos autores do estudo.
Segundo o antropólogo e professor da USP Edemilson Antunes de Campos, que fez tese de doutorado sobre o AA após frequentar reuniões por um ano, críticas ao grupo não são comuns no Brasil.
Aqui, o grupo tem grande aceitação: o Brasil é o terceiro país com mais membros, atrás dos EUA e do México.
'Na França, o AA é visto como seita que contraria valores laicos. Aqui, não.'
O cunho religioso do AA é justamente um dos pontos da crítica que Luiz Alberto Bahia, conselheiro de drogadição, faz no seu recém-lançado 'O Mito da Doença Espiritual na Dependência de Álcool' (O Lutador, 381 págs.).
Bahia é ex-frequentador do AA e fundador de grupos de ajuda mútua em Minas.
'No AA, o dependente é tratado como pecador e deve aceitar um programa espiritual para ser curado', critica.
Já para Campos, o alcoólatra se reconstrói no AA a partir da imagem do poder superior. 'No AA, o alcoólatra nunca será autônomo; ele deve se reconhecer limitado, o que pode incomodar, mas é essencial à abstinência.'
Para Bahia, os abstêmios foram doutrinados. 'O AA tira a liberdade deles, que trocam uma droga por outra.'
Campos, de outro lado, diz que frequentadores até afirmam ser dependentes do grupo, mas têm a chance de escolher entre beber ou não. 'O sujeito recupera o controle da vida por meio de um suporte coletivo para reconstruir laços afetivos, sociais e profissionais', justifica.
Para Bahia, o AA é baseado numa ideia antiga de que vício é desvio de caráter.
'O programa estigmatiza o paciente, e a sociedade tem uma visão deturpada do alcoolismo por causa dele.'
Segundo o psiquiatra Xavier, a maioria dos dependentes tem outros problemas psiquiátricos. 'Quem chega no AA não tem isso diagnosticado e, segundo seu conceito original, não pode usar remédio, considerado droga.'
Um quarto dos dependentes têm alguma fobia social. E 80% deles começaram a beber por causa disso. 'Aí não faz sentido frequentar o AA, mas tratar a causa.'
Outra crítica é a rigidez . Segundo Xavier, as recaídas fazem parte do processo de recuperação. Mas, no AA, são consideradas fracasso.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário