quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

População desaprova atuação do governo na saúde e na política de impostos

População desaprova atuação do governo na saúde e na política de impostos: "Mesmo com aprovação recorde, o governo Lula ainda é mal avaliado na saúde e na política de impostos. Há pelos menos dois anos, são áreas em que a maioria da população desaprova o desempenho da administração federal.

Pesquisa feita pelo instituto Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quinta-feira (16), mostrou que para 54% dos brasileiros, a saúde ainda deixa a desejar. Somente 42% acham que a área vai bem.

Ainda assim, houve melhora na avaliação: no levantamento anterior, de setembro, 57% desaprovavam e 39% tinham uma visão positiva sobre a área.

Já na política de impostos, 51% dos brasileiros continuam achando negativa a atuação do governo. É o mesmo índice obtido na pesquisa anterior. A aprovação subiu dentro da margem de erro: passou de 38% para 39%.

Segurança
Confira também

* Aprovação ao governo bate recorde

A pesquisa questionou os eleitores em nove áreas e, em todas as outras a avaliação foi positiva. O destaque foi para a área de segurança pública, que antes era desaprovada pela maioria e acabou invertendo: hoje, 49% aprovam a atuação e 46%, não.

Para o gerente executivo da CNI Renato Fonseca, a melhora reflete a repercussão das ações da polícia e das Forças Armadas contra o tráfico em favelas do Rio de Janeiro.

- Segurança foi um item que passou grande parte do governo com percentual de desaprovação superior ao de aprovação. Nesse último índice, inverteu, claramente pela repercussão que a gente nota: 36% dos entrevistados citaram espontaneamente as ações na vila Cruzeiro e no complexo do Alemão.

Nas demais áreas, o governo Lula manteve índices de aprovação maiores que de desaprovação. No combate à pobreza, educação, meio ambiente, combate ao desemprego houve melhora na avaliação.

Já no combate à inflação e na taxa de juros, os índices oscilaram dentro da margem de erro, ainda assim, mais aprovadas que desaprovadas.

A mesma pesquisa constatou que, no geral, o governo Lula é visto como “bom” ou “ótimo” por 80% da população, aprovação recorde nos oito anos de mandato. Apenas 4% veem a gestão como “ruim” ou “péssima” e 16% como “regular”.

A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2002 eleitores de 140 municípios em todo o país entre os dias 4 e 9 de dezembro. É a primeira que mostra as expectativas do novo governo. A margem de erro da atual pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário