terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Blog Limpinho e Cheiroso: Lula, cadê a minha grana?

Blog Limpinho e Cheiroso: Lula, cadê a minha grana?: "Lula, cadê a minha grana?
Eduardo Guimarães

Eis que encontro na Folha de S.Paulo da terça-feira, dia 28, uma notícia estar-recedora, com chamada na primeira página. A “notícia” diz que, em oito anos de governo Lula, subiu de 499 para 8.094 o número de meios de comunicação que recebem verbas de publicidade do gover-no federal.

De fato o governo Lula acabou com a concentração de verbas – mais da metade ia para Globos, Folhas, Vejas e Estadões, na época de FHC. O problema é que a matéria diz que parte desse dinheiro vem sendo entregue a “blogs progressistas” aos quais Lula concedeu entrevista no mês passado.

Mas não é só isso. A matéria diz que a designação “progressistas” é dada aos blogs pela “administração petista”, o que é outra mentira. Progressistas foi a designação que os próprios blogueiros se deram em um encontro de mais de três centenas deles em agosto deste ano.

Jamais recebi um centavo de dinheiro público neste blog ou em qualquer momento da minha vida [O Limpinho também não]. Custeio este blog a duras penas. Com o aumento da visitação, aumentou (muito) a despesa que tenho para prestar este serviço público. E agora esse jornal mentiroso vem dizer que recebo dinheiro do qual jamais vi a cor.

Mais uma vez, a Folha mente. Ou, então, Lula está depositando a minha grana na conta errada…

A reportagem é de Fernando Rodrigues. Desafio esse sujeito a dizer quais são os blogs progressistas que recebem dinheiro do governo. Quero, entretanto, deixar muito claro que o Blog da Cidadania – e, pelo que sei, todos os outros que entrevistaram Lula – jamais recebeu dinheiro do governo federal.

A reportagem é mentirosa no que diz respeito a blogs, mas é correta no restante. E, para bom entendedor, explica por que a imprensa golpista odeia tanto o governo Lula. O vil metal é responsável por boa parte da “fiscalização” – eufemismo para sabotagem – que a Folha e os veículos comparsas exercem sobre o governo Lula.

Ao acabar de escrever este texto, enviarei uma carta à Folha esclarecendo que os blogs progressistas que entrevistaram Lula jamais receberam um centavo do governo federal. Se não for publicada, por intermédio do Movimento dos Sem Mídia, tomarei medidas legais a fim de repor a verdade dos fatos.

Para quem tiver interesse, a matéria mentirosa da Folha está logo abaixo.

Lula coloca publicidade estatal em 8.094 veículos
Desde 2003, aumento é de 1.522% em rádio, TV, jornal, revista e blog atendidos. Neste ano eleitoral, 1.047 novos meios de comunicação passaram a receber recursos de publicidade federal.

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora, o número foi para 8.094.

Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e “outros” estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios.

Só neste ano eleitoral de 2010, o dinheiro para publicidade de Lula passou a ser distribuído para 1.047 novos veículos de comunicação.

A categoria “outros” inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos.

Chama a atenção o aumento do número de “outros”. Em 2003, eram apenas 11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a maioria é composta por sites e blogs na internet.

Lula e sua equipe de comunicação não escondem a simpatia pelo novo meio digital. O presidente foi o primeiro a conceder uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração petista chama de “blogs progressistas”.

Lula da Silva avançou na transparência em relação ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Nunca existiu esse tipo de estatística até 2003. Ainda assim, há buracos negros no processo. Não se sabe quais são os veículos que recebem verba de publicidade estatal nem quanto cada um ganha.

O valor total gasto nos dois mandatos de Lula, até outubro deste ano, foi R$9,325 bilhões. Dá uma média anual de R$1,2 bilhão.

Essa cifra não inclui três itens importantes: custo de produção dos comerciais, publicidade legal (os balanços de empresas estatais) e patrocínio -dinheiro para financiar projetos esportivos e culturais, entre outros.

Produção e publicidade legal consomem cerca de R$200 milhões por ano. No caso de patrocínio, o governo gastou uma média anual de R$910 milhões de 2007 a 2009.

Tudo somado, Lula gasta R$2,310 bilhões por ano com propaganda. Os valores são semelhantes aos do governo FHC, embora inexistam estatísticas precisas à disposição.

A diferença do petista para o tucano foi a dispersão do dinheiro entre os atuais 8.094 jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e sites na web. Um espetáculo de 1.522% de crescimento de veículos atendidos.

Via Blog da Cidadania

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