sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Folha de S.Paulo - Wikileaks/Os papéis brasileiros: Lula sai em defesa de Assange e pede ação contra prisão - 10/12/2010

Folha de S.Paulo - Wikileaks/Os papéis brasileiros: Lula sai em defesa de Assange e pede ação contra prisão - 10/12/2010: "Lula sai em defesa de Assange e pede ação contra prisão

Presidente elogia mídia e critica cerco financeiro ao site, que divulga papéis que constrangem diplomacia dos EUA

Detenção do jornalista 'não tem a ver com o WikiLeaks', rebate o Departamento de Estado americano

SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem Julian Assange, proprietário do site WikiLeaks, pedindo manifestação contra sua prisão. Segundo Lula, o erro não é de Assange, que divulgou telegramas contendo mensagens diplomáticas, mas dos embaixadores que produziram os documentos.
A declaração ocorreu num raro momento de afago à mídia quando o presidente encerrava discurso em cerimônia do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
'Devemos muito à imprensa. À imprensa, eu queria até dizer, às vezes eu critico, e vocês: 'Ah, o Lula está criticando a imprensa.' Não, eu estou apenas alertando.
Como eu gosto que vocês me alertem, eu gosto de alertar vocês', disse. Logo, passou à defesa de Assange, inicialmente em tom de cobrança à imprensa, mas logo o discurso ganhou outra dimensão.
Lula afirmou que não sabe se os embaixadores brasileiros transmitem os telegramas, mas disse que a presidente eleita, Dilma Rousseff, terá que ser comunicada pelo seu ministro de Relações Exteriores do teor dos comunicados. 'Ela vai ter que dizer para o seu ministro que, se não tiver o que escrever, que não escreva bobagens. Passe em branco a mensagem.'
O presidente criticou a busca mundial feita por Assange. 'Ele desnuda a diplomacia, que parecia inatingível e a mais certa do mundo, e começa uma busca. Não sei se colocaram cartaz como no tempo do faroeste, procura-se vivo ou morto, e prenderam o rapaz. Não vi um voto de protesto', disse.
Lula pediu aos assessores que começassem a protestar contra a prisão de Assange no Blog do Planalto, onde logo um vídeo e texto foram publicados. 'Vamos fazer o primeiro protesto então contra a liberdade de expressão na internet porque o rapaz estava colocando lá apenas o que ele leu. E se ele leu é porque alguém escreveu. O culpado não é quem divulgou, mas quem escreveu a bobagem', afirmou Lula.

RESPOSTA
O Departamento de Estado dos EUA respondeu às críticas de Lula dizendo que a prisão de Assange 'não tem nada a ver com o WikiLeaks'.
A reação foi encaminhada à agência de notícias France Presse por Charles Luoma-Overstreet, porta-voz do departamento. Assange responde, na Suécia, à acusação de abuso sexual, motivo pelo qual foi detido na Inglaterra.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário