sábado, 18 de agosto de 2012

Folha de S.Paulo - Poder - 'Britto se mostra outro juiz', diz Marco Aurélio - 18/08/2012

Folha de S.Paulo - Poder - 'Britto se mostra outro juiz', diz Marco Aurélio - 18/08/2012
MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), subiu o tom e voltou a criticar o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, na condução do julgamento do mensalão. Ele está insatisfeito com o ritmo imprimido aos debates.
"Você veja como o Ayres está mudado. Ele está se mostrando um outro juiz. Ele não está guardando a postura que sempre teve no tribunal, que é a do entendimento."
Data Venia: Entenda o vocabulário usado durante o julgamento do mensalão
'É uma incógnita', diz presidente do STF sobre duração de julgamento
Após voto do relator, defesa de Valério diz que ministros são independentes
PF abre apuração sobre entrevista de delegado à Folha
Mello está contrariado com o fato de o presidente, em sua opinião, apoiar "de forma quase incondicional" as iniciativas do relator do caso, Joaquim Barbosa, algumas vezes contestadas por parte dos magistrados.
Critica também o fato de Britto já ter interrompido uma fala do decano do tribunal, Celso de Mello, pedindo que concluísse o que dizia. E também de já ter pedido para o ministro revisor do caso, Ricardo Lewandowski, resumir um voto que proferia.
Alan Marques-15.ago.2012/Folhapress
O ministro Ayres Britto no plenário do STF durante julgamento
O ministro Ayres Britto no plenário do STF durante julgamento
"Isso me lembra até a frase do [jogador] Romário: ele entra muito depois e quer sentar na janela do ônibus? Respeite o decano!" Britto está no STF há nove anos. Celso de Mello, há 23.
Marco Aurélio Mello diz que não está criticando, mas apenas constatando uma realidade. "Que o presidente está mudado, está. Eu quero ajudá-lo, para que ele volte à postura que sempre teve."
Mello critica ainda o apoio de Britto à decisão de Joaquim Barbosa de votar o processo por itens, e não de uma só vez, como defendia o revisor, Ricardo Lewandowski. "Todos imaginávamos que ele [Barbosa] ocuparia cinco ou seis dias [lendo o voto], para esgotar."
Ele segue: "O Judiciário não pode ser caixa de surpresas e mudar regras estabelecidas a cada passo, para não transformar o julgamento em um julgamento de exceção".
Diz que isso "cai bem em regimes totalitários, em que os fins justificam os meios. Em regimes democráticos, o meio justifica o fim. Se posso alcançar um resultado seguindo normas, alcanço. Caso contrário, como juiz, eu lamento, mas recuo. Não estabeleço critério de plantão. O juiz não é senhor do critério."
Sem se referir a Britto, ele questiona: "Será que estão querendo correr só para o ministro [Cezar] Peluso votar?" Peluso é tido como voto pela condenação dos réus. Ele se aposenta no dia 3.
SERENO
Carlos Ayres Britto rebate as críticas do colega: "Continuo na posse de minha postura serena e equilibrada".
Ele afirma que o que Mello e outros ministros, reservadamente, apontam a jornalistas como "pressa e açodamento não me parece uma crítica procedente".
"Cabe-me conduzir o processo com racionalidade, operacionalidade, urbanidade e segurança", diz. "Mas no plano do controle das coisas. Senão as discussões se perdem no interminável, resvalam para o infinito."
Ele diz que leva "muito a sério o comando constitucional que diz que devemos nos guiar pelos critérios de presteza e segurança. Quando se tornam inconciliáveis, sacrifico a presteza pela segurança técnica da decisão".
Britto afirma que não cortou a palavra de Celso de Mello, mas apenas fez a ele uma pergunta. "Quando ele aí disse 'a angústia do tempo não me toca', não interrompi mais o nosso decano."
Ele nega também que, apoiado por um grupo de ministros, esteja tentando apressar o julgamento só para que Peluso vote.
"Não me cabe, nem cabe a ninguém, intensificar o ritmo para que isso ocorra. Assim como não cabe retardá-lo injustificadamente para impedir que o ministro [Peluso] vote. Confio que saberemos fugir dos extremos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário