Aécioporto: Escândalo fez Aécio cair em pleno voo
A denúncia do aeroporto construído na fazenda que pertencia ao tio de
Aécio Neves, com dinheiro público, fez um estrago maior do que o
esperado pelo candidato e sua coordenação de campanha.
A equipe responsável pela campanha já tem sinais claros de que a
denúncia "pegou" - ou seja, ganhou grande repercussão entre os eleitores
mais informados sobre política e já virou o assunto principal associado
ao candidato.
Os sinais foram colhidos em pesquisas internas, tanto telefônicas quanto de análise da repercussão em redes sociais.
A péssima notícia virou um grande problema para a campanha oposicionista
e deixou seu comando, a começar do próprio Aécio, indeciso sobre o que
fazer, de agora em diante.
Até o momento, a tática era a de fugir do assunto o máximo possível.
Pensava-se, de início, que o ideal seria não comentá-la para não dar
mais "asas" ao assunto, e diminuir o risco de "o aeroporto do tio de
Aécio" - que é como o assunto tem se popularizado - colar ainda mais na
imagem do candidato.
Os dados colhidos da percepção dos eleitores mostram que isso já não
funciona mais. Pior: pode já estar surtindo efeito contrário.
Quando foi pego de surpresa, Aécio deu declarações que, logo em seguida, foram desmentidas por outras reportagens.
Nos dias seguintes, se calou sobre o caso. Ontem, ao ser perguntado por
jornalistas a respeito, Aécio simplesmente recusou-se a responder.
De agora em diante, a postura só ajuda a consolidar a convicção, entre
muitos eleitores, de que o candidato está "metido em corrupção" - para
usar uma frase comum surgida nas respostas da pesquisa telefônica.
A postura de criticar as investigações da Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac) e do Ministério Público pode piorar o quadro ainda mais,
pois deve reforçar a crítica de que se tenta esconder sujeira debaixo do
tapete.
Pesquisas internas, como as telefônicas, servem apenas como um recurso
rápido para analisar o tamanho da repercussão que um assunto ganha na
campanha e calibrar a dose da resposta a ser dada.
Quando se responde a algo com baixo interesse na opinião pública,
comete-se o erro de dar importância maior do que se deve, patrocinando
notícia negativa.
Por outro lado, minimizar ou fugir de um assunto considerado muito grave
por uma grande parcela da opinião pública acarreta um prejuízo bem
maior. É o que, entre os profissionais da comunicação, se conhece como
tática do avestruz.
A campanha de Aécio já espera por uma queda em suas intenções de voto, a ser aferida nas próximas rodadas, a partir de agosto.
Agora começa a fase na qual a divulgação do escândalo começa a chegar no boca a boca da campanha com mais força.
Doravante, se Aécio for pousar na pista do seu agora muito conhecido
aeroporto, escondidinho na cidade de Cláudio, interior de Minas Gerais, é
bom pedir ao comandante para avisar: "atenção, torre de controle. Temos
um problema!"
(*) Antonio Lassance é cientista político.
Charge: Ipojucã
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