sábado, 22 de janeiro de 2011

Folha de S.Paulo - São Paulo - Ricardo Melo: De franciscano a Francisco - 21/01/2011

Folha de S.Paulo - São Paulo - Ricardo Melo: De franciscano a Francisco - 21/01/2011: "De franciscano a Francisco

SÃO PAULO - Dono de oratória invejável e tido como exceção no ofidiário brasiliense, o senador Pedro Simon, do PMDB, já protagonizou momentos memoráveis. Um deles: em 1998, com um discurso demolidor, ele expôs no Congresso a gatunagem na privatização das teles e ajudou a derrubar ministros e dirigentes de estatais.
Hoje a pedra virou vidraça. Sorrateiramente, Simon pegou carona na sinecura que garante pensões a quem foi governador mesmo que por dez dias (ele, no caso, cumpriu mandato integral).
Perto do que tubarões 'lucraram' na privatização das teles, sem dúvida é pouco dinheiro, mas o suficiente para manchar a biografia de quem trajava o uniforme de adversário das 'boquinhas'.
Em Brasília, rouba-se tanto que certos delitos dos políticos vão para a conta do café pequeno. Na planície, a coisa geralmente é mais complicada. Vez por outra surgem notícias sobre o cidadão que acabou na cadeia porque, para matar a fome, surrupiou uma coxa de frango ou um naco de carne de segunda. Ou então somos informados do encarceramento de uma doméstica por furtar um xampu de R$ 5.
Compare a situação com as justificativas de Simon. 'Vivo de salário, não tenho nem casa própria. Tenho um guri de 16 anos e uma guriazinha que adotei. Estava ganhando líquido menos de R$ 10 mil'. Nem é preciso comentar.
Ao ser questionado sobre a ação da OAB contra as pensões, respondeu: 'Acho que ela vai ganhar. É porque agora estou entre os beneficiados. Sou pé-frio. Nasci para ser franciscano'. Justo na hora dele a fonte pode secar.
Outro dia, ao pisar pela primeira vez no Congresso, um deputado se considerou pé-quente. Aparecera logo quando os parlamentares concederam para si outro aumento escandaloso. 'Dei sorte. Acho justo, tomara que aprovem', disse. O novato não é franciscano, mas se chama Francisco, Francisco Silva, o Tiririca. Sinal dos tempos.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário