sexta-feira, 18 de abril de 2014
Manipulação...
"Nestes dias de campanha eleitoral, convém recordar o decálogo que escreveu Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazi. 1) Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia; um único símbolo; individualizar o adversário em um único inimigo. 2) Princípio do método de contágio: Reunir os adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários tem de constituir-se em suma individualizada. 3) Princípio da transposição. Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”. 4) Princípio do exagero e desfiguração: Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave. 5) Princípio da vulgarização:
“Toda propaganda deve ser popular, adotando seu nível ao menos
inteligente dos indivíduos, aos que se dirige. Quanto maior seja a massa
a convencer menor há de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais tem grande facilidade para esquecer.”
==> 6) Principio de orquestração:
“A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e
repetí-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas;
mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem
dúvidas”. Daquí vem também a famosa frase: “Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade”. 7) Principio de renovação:
Emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal
que, quando o adversário responda, o público está já interessado em
outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações.
8) Principio da verossemelhança: Construir argumentos a partir de fontes diversas, atravésdos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas. 9) Principio do silêncio: Calar sobre as questões das quais não se tem argumentos eencobrir as noticias que favorecem o adversário; também contraprogramando com a ajuda de meios de comunicação afins. ==>10) Principio da transfusão:
Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato
preexistente, seja uma mitología nacional ou um complexo de ódios e
prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que possam se nutrir em atitudes primitivas. ==>11) Principio da unanimidade: Convencer muita gente que se pensa “como todo o mundo”, criando impressão de unanimidade.
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