sexta-feira, 18 de abril de 2014

Manipulação...

 

"Nestes dias de campanha eleitoral, convém recordar o decálogo que escreveu Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazi. 1)    Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia; um único símbolo; individualizar o adversário em um único inimigo. 2)    Princípio do método de contágio: Reunir os adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários tem de constituir-se em suma individualizada. 3)    Princípio da transposição. Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”. 4)    Princípio do exagero e desfiguraçãoConverter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.      5) Princípio da vulgarização:
“Toda propaganda deve ser popular, adotando seu nível ao menos      
inteligente dos indivíduos, aos que se dirige. Quanto maior seja a massa
a convencer menor há de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais tem grande facilidade para esquecer.
      ==> 6) Principio de orquestração:
“A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e
repetí-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas;
mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem
dúvidas”. Daquí vem também a famosa frase: “Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade”.       7) Principio de renovação:
Emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal
que, quando o adversário responda, o público está já interessado em
outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações.
       8) Principio da verossemelhançaConstruir argumentos a partir de fontes diversas, atravésdos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas.       9) Principio do silêncioCalar sobre as questões das quais não se tem argumentos eencobrir as noticias que favorecem o adversário; também contraprogramando com a ajuda de meios de comunicação afins.     ==>10) Principio da transfusão:
Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato
preexistente, seja uma mitología nacional ou um complexo de ódios e
prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que possam se nutrir em atitudes primitivas.      ==>11) Principio da unanimidadeConvencer muita gente que se pensa “como todo o mundo”, criando impressão de unanimidade.

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